domingo, 4 de janeiro de 2009

O que reúne os escritores numa comunidade intelectual é a grande conversação em que estão envolvidos. Nos trabalhos mais recentes de um certo período, encontram-se autores que atentam para o que seus predecessores tiveram a dizer sobre esta ou aquela idéia, sobre este ou aquele tópico. Tais autores não apenas escutam as idéias de seus antecessores, como também lhes dão respostas, comentando-as de muitas formas.

(Mortimer Adler: "The Great Conversation Revisited," in The Great Conversation: A Reader's Guide to Great Books of the Western World, Encyclopædia Britannica)

Prêmio Dardos

Durante estes poucos mas amenos dias de férias, meu BGlog recebeu duas vezes o Prêmio Dardos: de João M. Jacinto e de Carmen Fossari. Afastado da internet e, por isso, mergulhado com todas as antenas no real-concreto dos encontros, das festas e dos outros encantamentos do fim de ano, só agora reajo às honras recebidas.

Entendo o Prêmio Dardos como uma forma de compartilhar com outros as boas descobertas que fazemos na blogosfera, universo cada vez mais surpreendente e inalcançável na sua consistência a não ser passo a passo, enveredando por um, chegando ao seguinte e dali a outro e outros exercícios de diálogo nesta nova e fantástica Grande Conversação que a tecnologia digital nos propicia.

O prêmio Dardos

Reconhecem-se os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

Quem recebe o Prémio Dardos e o aceita deve seguir algumas regras:

  1. exibir o selo do prêmio;
  2. criar vínculo para o blog do qual recebeu o prêmio;
  3. escolher outros 15 blogs a serem premiados.

Porque ainda sou novo ;) na blogosfera, tomo a liberdade de oferecer o Prêmio Dardos a apenas 12 iniciativas:

Toda a literatura é uma longa carta a um interlocutor invisível, presente, possível ou futura paixão que liquidamos, alimentamos ou procuramos.
“Novas Cartas Portuguesas”
Maria Isabel Barreno,
Maria Teresa Horta,
Maria Velho da Costa