quinta-feira, 5 de maio de 2016

"Contos do mar" foi pro forno.

Acabo de enviar para impressão o meu novo livro.

Contos do mar reúne sete histórias escritas entre 1995 e 2004. São contos de uma fase da minha literatura de que gosto muito e que tenho mesmo vontade de assinar como "a minha literatura". Pode ser que não seja, pois estamos sempre nos renovando e aprendendo e eu próprio ainda não me dei por totalmente satisfeito com o que escrevo.

Todos os verões,  eu descia para a praia e me dissolvia no mar das possibilidades imprevisíveis. Deixava-me boiar como a espuma, aderindo aqui e ali, ao sabor dos acontecimentos. Dessas flutuações entre pessoas, momentos e silêncios nasceram estes contos.

Em A caravela, um garoto mistura realidade e fantasia durante uma tempestade de Ano Novo. Encontro no caramanchão descreve as manobras executadas por um veranista curioso, que observa de vários ângulos a conversa promissora de dois rapazes num quiosque junto à praia. Durante O baile do sonho, o personagem se debate com sua dor de cotovelo em meio à euforia da dança. Em Carlo Rosso, depois de dar um corte na namorada, o adolescente Carlo passa um cortado tentando fazer as pazes. Pimenta na boca é pouco para quem rouba frutas verdolengas no pomar de Tangerinas. Por um triz narra a desventura de um pescador que, por descuido, deixa uma onda emborcar seu bote. Marcelina cuida da casa enquanto os urubus voam em círculos no céu – “Para quê?” é a pergunta de Faxina.

O livro foi viabilizado com recursos do Sistema Municipal de Cultural - Fundação Cultural / Prefeitura Municipal de Joinville, via Mecenato Municipal de 2014.

O lançamento de Contos do mar está previsto para o dia 24/05/2016, às 20h, no Galpão de Teatro da Ajote (Cidadela Cultural, em Joinville), oportunidade em que Robson Benta e eu faremos leitura animada de algumas passagens dos contos. 



Projeto de difusão da
minha produção literária

Contos do mar e Teatro: cinco textos (lançado em março) inauguram a decisão de oferecer ao público os meus trabalhos consolidados. Na esteira deles espero editar outras peças, contos e ensaios — alguns produzidos bem recentemente. Enquanto isso, vou finalizando com paciência o meu primeiro romance. :)

Um comentário:

cecilia disse...

Tenho certeza que serão contos lindo,você tem a sensibilidade a flôr da pela,parabéns meu irmão que venha muitos outros por ai,bjo.