terça-feira, 20 de maio de 2014

O bicho que roeu meu Shakespeare.

Um cupim tentou aproveitar minha edição das obras completas de Shakespeare, publicada pela Oxford University Press em papel India com ilustrações (Londres, 1955).

Enfiou-se pela capa dura e, como sugere o formato irregular do buraco de entrada, deve ter tido algum trabalho para perfurar a percalina, pois já no cartão, no espelho e na folha de rosto, o furinho é perfeitamente circular.

Depois, atravessou persistente 440 das 1.165 páginas do livro, até alcançar a cena inicial da segunda parte de "King Henry the IV", onde deparou com uma lâmina em que se estampa a fotografia de John Vickers da cena IV do segundo ato da mesma peça, na montagem de 1945 da Old Vic Company. Ali, o animalzinho cansou de Shakespeare ou foi sumariamente defenestrado por minha amiga Eneida, que em 2012 deu uma geral na minha biblioteca para livrá-la das traças e dos cupins.

Felizmente, além do terceiro olho que cavou na testa de Rosalinda, na lâmina de "As you like it", percorrendo as páginas perfuradas pelo invasor faminto, constatei que em nenhuma delas o texto foi drasticamente danificado. O cupim que roeu meu Shakespeare era, afinal, um leitor faminto e respeitoso.

Nenhum comentário: