sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Simdec: a carta que mandei para A Notícia.

A escandalosa carta de Laura Gelly (publicada provavelmente na íntegra na edição desta quinta-feira) é um atentado à honra dos artistas e agentes culturais de Joinville (cidadãos e instituições), além de ser, obviamente, um atentado contra a coisa pública: o Simdec é uma conquista desta cidade, um dispositivo de política pública voltada para a promoção da arte e da cultura, equivalente aos que existem em outras áreas do governo (habitação, agricultura, indústria, comércio, turismo) nas quais políticas públicas como o Simdec permitem o fomento à produção e à geração de emprego e renda.

Outros farão do Simdec melhor defesa do que eu. Mas, como cidadão e como agente cultural desde os ans 70, devo esperar que os fruidores de arte e cultura, os artistas e as instituições até hoje apoiadas pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura se levantem para a defesa da coisa pública, contra os desaforos irresponsáveis de Laura Gelly, marcadas por um irracionalismo, que, sabemos, não é só dela. Sua incompetência como cidadã é apenas uma pontinha daquele parcel que manteve a cultura joinvilense por tantos anos à mercê de meceninhas e cabos-eleitorais aboletados nos seus balcões de negócio.

Quem desejar conhecer melhor o Simdec de Joinville (respeitadíssimo e exemplo para os sistemas de apoio à cultura em várias outras cidades), visite seu portal, em http://www.simdec.com.br/.

Nenhum comentário: