sábado, 23 de agosto de 2008

A Barca ("Trilha") em Joinville.

 

Foi das coisas mais lindas que já vi. Quero dizer: pra ser feliz, não preciso mais que isto e não acho, mesmo, que exista muita coisa de maior qualidade do que o trababalho da Barca - música feita com alegria e competência, inspirada nos cantares populares que trazem consigo sempre um traço das verdades cotidianas e toda uma generosa humildade na concepção do projeto (o documentário Turista Aprendiz, a oficina de dança Roda de Música / Música de Roda e o saboroso show Trilha).

De inspiração mario-andradiana (no sentido dessa busca de contato com os cantares do povo), o projeto A barca, nascido em 1998, vem desde 2004 cavando melodias populares e transformando-as em matéria-prima para seu trabalho artístico, que acabará ficando como um registro muito digno das cantigas do Brasil.

O show tem momentos musicalmente brilhantes, nascidos tanto da qualidade musical individual, quanto da unidade que o conjunto consegue, reunindo instrumentos de procedências e usos tão diversos, como a dupla parafernália de percussão, a rabeca, o sax, o teclado, o contrabaixo etc. Além disso, Juçara Marçal e Renata Amaral têm vozes lindas e cantam de um jeito que dá muito gosto ouvir.

Vontade enorme de botar o pé na estrada com eles (ou o remo!), na sua expedição musical rumo ao maravilhoso!

Próximos cidades por onde o grupo passará:
Florianópolis, durante esta semana, e
Curitiba, no próximo fim de semana.

O endereço do grupo na rede é
http://www.barca.com.br

(As fotos são do cartão-convite e do encarte do CD "Trilha".
Exibidas aqui sem permissão, mas espero que a intenção justifique.

 

Um comentário:

joão m. jacinto & poemas disse...

Muito sucesso, para a Barca, das cantigas!

Abraços poemas,

joão m. jacinto